Alimentação colorida, alimentação saudável

28/2/2014        

 
Você já ouviu falar que quanto mais colorido for o prato, mais saudável ele é? É verdade. A alimentação é um processo que envolve vários fatores, e o fator visual também é importante, se o prato for bonito, colorido, não parece até mais apetitoso? Mas não é visualmente apenas que uma alimentação colorida agrada, a saúde é ricamente beneficiada.
 
Cada grupo de alimentos de determinada cor oferece ao organismo nutrientes e propriedades específicas.
 
Os alimentos de cor roxa são ricos em antioxidantes conhecidos como antocianinas, que auxiliam no equilíbrio do colesterol, diminuem os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentam os níveis de HDL (bom colesterol) no sangue. Alimentos arroxeados possuem ação antiinflamatória, melhoram a circulação sanguínea, protegem as veias, artérias, entre outros benefícios à saúde. Os alimentos dessa categoria que deveriam ser mais explorados são: cebola roxa; berinjela; rabanete; repolho roxo etc.
 
Alimentos avermelhados são ricos em substâncias conhecidas como licopeno, poderoso antioxidante que equilibra o colesterol e previne inclusive o câncer. Alguns alimentos deste grupo são: tomate; melancia; caqui; pimentão vermelho; goiaba, entre outros.
 
Os de cor amarela ou alaranjados são ricos em betacaroteno, também antioxidantes, protegem a circulação sanguínea e agem contra os radicais livres. Os alimentos que se encontram nessa categoria são: laranja; mamão; pêssego; damasco etc.
 
Os alimentos brancos são indicados para o bom funcionamento do processo digestivo. São ricos em importantes nutrientes e também agem com ação antiinflamatória. Alguns alimentos deste grupo são: couve-flor; nabo; batata; alho; aipo; palmito etc.
 
Os alimentos de cor marrom como: nozes; cereais integrais; amêndoas etc. são ricos em vitaminas do complexo B, possuem fibras; atuam equilibrando os níveis de colesterol no sangue, agem sobre o sistema nervoso, entre outras propriedades.
 
Cada cor de alimento equivale a um tipo de antioxidante, além de diversas propriedades peculiares à cada coloração, por isso é tão recomendável por nutricionistas investir em pratos coloridos com diversidade de tipos de alimentos. Mais cor na dieta!
 



comentários