Saiba o porquê da recomendação do consumo de verduras de folhas verde-escuras
Todos sabem que ingerir verduras, legumes e frutas é importante para uma alimentação saudável e que quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes possui.
Mas é importante salientar as propriedades do grupo de alimentos que compartilha da mesma cor vibrante, trata-se das verduras de folhas verde-escuras.
E por que essas folhas precisam ser consumidas com mais frequência?
As verduras de folhas verde-escuras são demasiadamente ricas em sais minerais, com ênfase no ferro, cálcio e elementos fitoquímicos. Possuem baixo teor de gorduras e poucas calorias, são essenciais na dieta daqueles que desejam inclusive emagrecer de maneira saudável. Esses alimentos são ricos em importantes vitaminas, com destaque para a vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B.
As fibras presentes nesses alimentos favorecem a circulação sanguínea, consequentemente prevenindo doenças cardiovasculares.
A riqueza em vitamina C presente nessas folhas ajuda a promover a absorção do ferro, fazendo com que o organismo aproveite melhor esse nutriente em prol da saúde.
Cada tipo de verdura de cor verde-escura possui peculiaridades que merecem ser ressaltadas:
Espinafre: alimento rico em antioxidantes previne até mesmo doenças cancerígenas. A grande quantidade de betacaroteno (provitamina A) atua a favor do equilíbrio do colesterol. A saúde dos olhos é beneficiada e até mesmo a pele e cabelo se tornam mais fortes e bonitos.
Agrião: alimento que atua na prevenção e tratamento de doenças respiratórias graças à sua propriedade expectorante. Rico em iodo, fortalece a e regula o funcionamento da glândula tireóide. Acelera o metabolismo, por isso, é um alimento importante para aqueles que estão na dieta para emagrecimento.
Rúcula: rica em fibras, atua a favor da saúde e equilíbrio da flora intestinal.
Couve: uma das verduras mais famosas, rica em ferro e potássio, atua na prevenção e tratamento de graves doenças como a anemia. Aliás, o consumo regular de verduras de folhas verde-escuras previne a fraqueza no sangue e graves doenças como a anemia do tipo 2.
Ao menos três vezes por semana é importante consumir verduras de folhas verde-escuras, sua saúde agradece.