Esse tipo de noz possui propriedades que merecem ser reverenciadas, previne e trata doenças cardíacas
Que sementes oleaginosas devem fazer parte da dieta diária, muitas pessoas já sabem, pois são alimentos ricos em ácidos graxos, vitamina E e quantidade considerável de proteínas. Mas entre as oleaginosas, há um tipo de noz que merece a atenção: trata-se da noz-pecã.
A diferença da noz-pecã para o tipo de noz tradicional está na concentração de nutrientes, segundo estudos realizados por cientistas americanos da Universidade de Loma Linda, esse tipo de noz pode reduzir em até 65% o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, isso se deve à presença de ácidos graxos que atuam sobre as taxas de colesterol equilibrando-as, o alimento também possui poder antiinflamatório.
A noz-pecã concentra dois tipos importantes de ácidos graxos: o linoleico, que age fortalecendo o sistema imunológico, reduzindo o mau colesterol (LDL) no sangue e atuando diretamente na formação do tecido nervoso, por isso é importante que na infância o fruto seja consumido; e possui o ácido graxo conhecido como linolênico, pertencente ao grupo ômega-3, também com poder de regular os níveis de colesterol, previne o entupimento de veias e artérias e a formação de coágulos no sangue.
A noz-pecã é rica em vitamina E e no mineral selênio, importantes substâncias que atuam como poderosos antioxidantes, renovando as células e prevenindo o surgimento de diversos tipo de câncer.
A noz-pecã é um dos alimentos mais ricos em vitamina B6, sendo superada apenas pelo gérmen de trigo e alguns tipos de peixes. É recomendável para a saúde do sistema nervoso, prevenindo a irritabilidade, ansiedade e pode ser consumida até mesmo no tratamento contra a depressão.
O cuidado deve ser tomado em relação à quantidade ingerida ao dia já que se trata de um alimento rico em calorias, a recomendação é que sejam consumidas no máximo cinco oleaginosas diariamente.
A maneira de consumir a noz-pecã pode ser amplamente explorada, pode estar entre as frutas e cereais no café da manhã; pode fazer parte de recheios de sanduíches; estar presente em saladas; pode ser utilizada como ingrediente em molhos para massas, entre outras.
Aproveite o que esse tipo de noz pode fazer à sua saúde. Consuma noz-pecã.