Alimentos com baixo índice glicêmico geram energia e são menos calóricos
No verão sabemos que o consumo de saladas, frutas e a ingestão de água são imprescindíveis para hidratação do corpo e fornecer nutrientes necessários. Mas, é no inverno? O que é saudável durante essa estação repleta de pratos deliciosos, porém altamente calóricos? Brigadeiro de panela, fundues e chocolate quente estão entre as opções mais almejadas durante o frio, porém o consumo desenfreado de carboidratos no inverno podem sim virar sinônimo de ganho de gordura corporal e uns quilinhos na balança.
A nutricionista, Vivian Talarico, recomenda para o inverno alimentos que possam principalmente, fortalecer a imunidade na prevenção de infecções comuns da época.
“Alimentos ricos em vitamina C e com efeitos imunoprotetores como alho, cebola, gengibre, shitake, vegetais verdes escuros, lichia, batata yacon, frutas cítricas, entre outros, são boas opções”, indica. Leia também: Batata yacon, alimento responsável por combater a diabetes.
O consumo dos líquidos e principalmente, da água se faz necessário não só no verão, como em todas as épocas no ano. “No inverno é muito comum as pessoas confundirem a sede com fome e acabarem ingerindo um maior número de calorias, sendo que o organismo necessita da mesma quantidade de água”, acrescenta. Leia também: Alimentação macrobiótica para aumentar a imunidade no inverno.
Como ocorre maior gasto de energia durante o inverno por conta do controle da temperatura corporal, é comum o desejo por fontes de carboidratos. A escolha inteligente desses alimentos pode evitar picos de glicemia e o aumento de peso.
“As melhores opções são os alimentos integrais, como batata doce, mandioca, mandioquinha, batata yacon, entre outros que possuem baixo índice glicêmico, além de fortalecer o corpo e dar energia”, indica.
Sopa, só se for natural!
Na estação o preparo de sopas cresce e vêm à tona inúmeras opções deliciosas. Na hora de escolher a sopa, desvie-se das opções industriais, que aparentam ser um alimento comum, porém são verdadeiras bombas de sódio ao organismo. “No Brasil temos uma variedade enorme de legumes, além de termos mercados que já possuem esses legumes cortados e higienizados, para os mais “preguiçosos””, argumenta a nutricionista. Leia também: Pratos congelados são opções na falta de tempo.
Caldos em tabletes prontos, assim como temperos em pó industriais também não são indicados para quem deseja seguir uma alimentação mais saudável. Opte pela variedade de temperos naturais ótimos para adicionar sabor aos pratos, como pimentas de todos os tipos, cebola, alho, salsas e ervas finas. “Essas opções trarão um sabor super agradável ao prato sem o uso de caldos ou sopas prontas”, conclui.
Participação da nutricionista Vivian Talarico
Atua na clínica L&L Espaço Vida ao Corpo