O que é a assexualidade?

15/9/2015        

 Conheça sobre essa orientação sexual pouco discutida

Você com certeza já deve ter ouvido falar em assexualidade, mas sabe do que se trata?
 
Uma pessoa assexuada é aquela que não sente atração sexual e essa é uma orientação sexual como homossexualismo, bissexualidade, heterossexualidade ou transgênero.
 
Não é um assunto comumente tratado nos meios de comunicação, mas muitos estudos têm sido realizados em torno desse assunto.
 
Uma pessoa assexuada pode sentir desejo sexual de qualquer natureza, incluindo a masturbação.
 
O anseio por um relacionamento também pode existir, pessoas assexuadas procuram geralmente alguém que as atraia visualmente ou até mesmo podem vir a sentir atração romântica. A diferença para outras orientações sexuais é que esses sentimentos não possuem dimensão sexual.
 
Muitos estudos científicos têm procurado explicar sobre a assexualidade, já houve a hipótese de que uma pessoa com essa orientação sexual pode na verdade ter sofrido algum tipo de abuso ou trauma que as marcaram, mas acredita-se que a assexualidade tenha raízes biológicas.
 
Não se trata de algo que pode mudar e por isso, pessoas que se assumem assexuais podem se sentir ofendidas se porventura ouvem de alguém que não sentem desejo porque ainda não encontraram a pessoa certa. 
 
A assexualidade não descarta a possibilidade de nenhum tipo de atração sexual em algum momento da vida, a diferença é que a pessoa não se sente ligada às outras nesse aspecto.
 
O primeiro passo é a pessoa descobrir a assexualidade e se aceitar como é. Esse já é um importante passo para que leve a vida da melhor maneira.
 
Para que a pessoa consiga até mesmo compreender a si mesma é indicado que realize terapias, aliás, o autoconhecimento é fundamental para todas as pessoas independentemente da orientação sexual.
 



comentários