Falar em público: dicas para se sair bem

4/2/2016        

 

 

Autoconhecimento e prazer em comunicar são armas aliadas do bom orador

 

Chegou o grande dia da apresentação de uma ideia ou palestra no local de trabalho. Como transmitir a mensagem de uma forma positiva? Falar em público ainda é um tabu, principalmente entre os tímidos. Por meio da linguagem corporal será também avaliado a sua credibilidade, simpatia e confiança. Para transmitir uma mensagem coerente é necessário condizer à linguagem não verbal e a verbal explica a assessora executiva e consultora de gestão Carol Kinsey no livro “A Linguagem Corporal dos seus Líderes”.

A psicóloga Organizacional Vanessa Moreira Cruz comenta sobre o autoconhecimento que é essencial para o controle da linguagem física, pois as mensagens transmitidas nos gestos podem vir de forma inconsciente.

“Se há uma necessidade de falar em público é necessária uma análise mais aprofundada, para que o objetivo de comunicar um tema tenha coerência entre a informação comunicada verbalmente e corporal. O discurso é mais do que palavras e frases, pois inclui a inflexão, tom, ritmo e gesticulação”, orienta.

A professora da Havard Businees School, Jill Avery,  aborda em entrevista para BBC sobre o erro mais comum entre os oradores que é se questionar: “o que eu preciso dizer” ao invés de "o que a plateia quer ouvir”. Estabelecer esse pensamento de acordo com a docente contribui para manter o interesse do público e assim conquistar moral e simpatia. Pensar no que o seu chefe quer que você diga, pode ser substituído por: como informar a mensagem de forma atraente aos interlocutores, afirma a professora.

“O corpo representa quem sou, é através dele que nos expressamos e nos relacionamos com o mundo a nossa volta. É a nossa representação de estar no mundo, portanto um orador não estará se expressando somente com sua voz e explanação verbal, mas também com seus gestos, emoções, com a forma e todo o seu corpo”, explica a psicóloga.

Manter a espontaneidade para “quebrar o gelo” e principalmente o gosto pelo o que está fazendo torna o hábito de comunicar em público ainda mais satisfatório. Se a apresentação for com slides faça uma boa revisão, trabalhe com conteúdos atualizados, objetivos e claros, alerta especialistas.

Como no filme “O Discurso de um Rei”, o personagem Colin Firth que temia falar em público conseguiu prender e emocionar a todos a sua volta. Como motivar os interlocutores em uma palestra? Antes do conhecimento das técnicas aposte pelo prazer e a paixão por aquilo que está executando.                                                                                                                                  

Referências:

BBC Brasil: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150405_vert_cap_linguagem_corporal_ml 

BBC Brasil: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150319_vert_cap_discurso_perfeito_ml.shtml 

Exame-online: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/6-dicas-para-acertar-na-linguagem-corporal-em-apresentacoes

https://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_shapes_who_you_are?language=pt-br#t-19759

http://www.epossivelsim.com.br/uploads/file/linguagemcorporal.pdf 

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2014/07/1489047-gestor-deve-parecer-competente-diz-especialista-em-linguagem-corporal.shtml 

Vanessa Moreira Cruz
Psicóloga Clínica e Organizacional
Clínica Veritas - Psicologia e Análise Bioenergética



comentários