Conheça algumas dicas para que a criança abandone esse hábito
É natural que muitas crianças pequenas tenham o hábito de chupar o dedo, desde o útero da mãe, muitos bebês já têm esse hábito.
Chupar o dedo está relacionado ao instinto de sobrevivência do bebê, desde muito cedo os bebês têm um reflexo de sucção, sugar nos primeiro momentos de vida da criança se relaciona com a alimentação que deverá ser dessa forma por meio da amamentação.
Até os quatro meses de vida, esse instinto é mais forte, mas aos poucos, naturalmente essa necessidade vai desaparecendo. Mas nem sempre é assim, quando chupar o dedo se torna um hábito na vida da criança, pode causar alguns problemas como: afeta o crescimento e posicionamento dos dentes e pode prejudicar o crescimento dos ossos da face da criança, com ênfase na região da maxila.
O grande problema para muitos pais é: Como fazer meu filho parar de chupar o dedo? É fundamental que acima de tudo haja força de vontade para conseguir atingir esse objetivo.
Para estes casos é válido dar à criança uma chupeta, isso por que por apresentar formato anatômico, a chupeta pode causar menos males ao bebê do que o ato de chupar o dedo. E é muito mais fácil fazer a criança largar a chupeta do que o dedo. É possível fazer negociações e na maioria dos casos, a criança estranha apenas nos primeiros dias, mas depois acaba esquecendo a chupeta.
Amamentar a criança ajuda para que o hábito de chupar o dedo não seja desenvolvido. Se lembra que a criança chupa o dedo por instinto de sucção? E esse instinto existe por que a maneira de alimentação nos primeiros meses de vida é por meio da amamentação. Alguns especialistas recomendam que a mãe retire um pouco de leite antes de dar de mamar ao bebê, para que ele precise se esforçar mais com a sucção para poder se alimentar. Mesmo se a criança desenvolver o hábito de sugar o seio da mãe sem a intenção de se alimentar é mais fácil retirar esse hábito do que o de chupar dedo.
Se a criança tem o hábito de chupar o dedo durante o sono, os pais podem desencorajar esse hábito, retirando os dedos da boca do bebê enquanto dorme.
Dar à criança ocupações para as mãos é importante, quando ela está distraída dificilmente irá se lembrar de chupar o dedo, é importante propor brincadeiras, dedicar um tempo para interagir com a criança, os brinquedos que precisam ser montados são os mais indicados.
Muitas crianças têm o hábito de chupar o dedo como válvula de escape para ansiedades ou insegurança, é importante conversar com a criança, fazê-la entender que têm apoio e conforto. Se a criança for muito pequena, pode-se também conversar, criar um momento de aconchego para que ela se sinta segura.
Não brigue com a criança por chupar o dedo, dê tempo a ela para descontinuar o hábito.
O mais importante é que os pais entendam que é uma fase natural e que não desistam de tirar esse hábito da criança. Com perseverança é possível.