Corrida como importante exercícios para a conquista de uma vida mais saudável

27/3/2014        

Por que este exercício é um dos preferidos?

Aqueles que correm, não trocam essa atividade física por qualquer outra, no máximo intercalam a corrida com algum outro exercício. Tem aqueles que afirmam que somente quem corre consegue entender o quão boa é a sensação de praticar este exercício.
 
Quais são os benefícios que a corrida proporciona?
Correr fortalece os músculos, confere mais resistência ao corpo. Quando o indivíduo corre precisa estar focado no que está fazendo e automaticamente se desliga dos problemas; correr estimula o cérebro e confere uma memória melhor. Aqueles que correm têm um sono regular. O exercício fortalece o sistema imunológico e consequentemente previne doenças; auxilia no bom funcionamento do sistema cardiovascular, a circulação sanguínea melhora, a pressão arterial é equilibrada e por acelerar o metabolismo e propiciar maior queima de gorduras, por conseguinte a corrida afasta o risco de aterosclerose, previne infartos, além de auxiliar na conquista de um corpo magro e saudável.
 
Quais os cuidados que devem ser tomados quanto à prática do exercício?
A corrida é um exercício que faz com que o corpo perca muito líquido e sais minerais, por isso é essencial hidratar o organismo bebendo muito líquido, preferencialmente água, água de coco e isotônicos. Qualquer tipo de exercício deve ser realizado sob orientação médica e de um educador físico, para correr é necessário haver ritmo adequado, conhecer os próprios limites, não cometer exageros, por que como em qualquer atividade física, exageros são prejudiciais podendo ocasionar sérias lesões.
 
Correr faz parte da modalidade de exercícios aeróbicos e sim, é um dos exercícios que mais queimam calorias e inclusive auxiliam da modelagem do abdômen, mas deve ser encarado como um estilo de vida como qualquer prática de exercícios. Correr, malhar em academia, séries e séries de exercícios só com intuitos estéticos, não são bem-vindos, a prioridade deve ser a saúde... sempre. A prática de outros exercícios intercalados com a corrida deve ser orientada e dependendo da modalidade podem vir a conferir maior resistência no momento de correr.
 
Estudos científicos realizados na Alemanha comprovaram que a corrida é um dos exercícios que mais libera endorfinas no cérebro, hormônios neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.
 
É em exercício que atua diretamente fortalecendo o sistema de defesa do organismo, eleva a produção de macrófagos, células responsáveis pelo ataque a agentes externos como bactérias e vírus.
 
Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, a corrida estimula a atividade das células e esse também seria um fator preponderante na prevenção de doenças.
 
Se você já pratica o exercício está no caminho certo. Se não corre, mas considera a possibilidade de ingressar no hall dos que não trocam essa atividade física, comece agendando uma avaliação médica e posteriormente procure um educador físico. Lembre-se de que é fundamental que uma dieta equilibrada seja realizada para que o corpo tenha os nutrientes necessários para se manter em perfeito funcionamento.
 
Corra rumo ao bem-estar!
 



comentários