Confira uma saborosa receita de salpicão vegetariano
Um alimento protagonista do cardápio dos vegetarianos, a soja tem representado um importante papel na reposição de nutrientes da carne. Os alimentos a base de soja, são substitutos significativos de proteína animal, como o leite e a carne. Isso se deve, ao seu alto valor nutricional que contém 35% de carboidratos, 20% de lipídios, 45% de proteínas e a maior parte de gorduras boas, como ômega-3 e ômega-6.
Com esse alto valor nutritivo, o grão é considerado o alimento de origem vegetal mais completo. Especialistas afirmam que a soja contém proteína de alto valor biológico, que de fato, supri a falta das carnes na alimentação.
A soja também apresenta aspectos vantajosos a outros alimentos, inseridos no grupo das leguminosas, como lentilha, grão de bico e feijão. Diferente de outros alimentos vegetais, a soja é o único que contém proteína de alto valor biológico como a proteína animal, mas com uma composição de gorduras boas mono e poli-insaturadas, livre de gorduras ruins e isenta de colesterol e lactose. Ao contrário das carnes que possuem alto teor de gorduras saturadas.
Para equilibrar a dieta de vegetarianos e não vegetarianos é recomendado o consumo de quatro porções de alimentos de soja por dia. O grão é facilmente incorporado à alimentação vegetariana. Segundo especialistas, a dieta a base de soja desempenha um papel muito saudável no organismo, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose, problemas renais, sintomas de menopausa, colesterol alto e pode até prevenir alguns tipos de câncer.
Pacientes que sofrem com hipersensibilidade ao leite de vaca ou intolerância à lactose, encontram uma ótima opção no leite de soja e em bebidas a base de soja, pois são fontes de proteínas, vitaminas A, C, D, E, B2, B6, B12, ácidos fólicos e minerais como zinco e cálcio.
Outra alternativa saudável para inserir a soja na alimentação, é consumir o grão cozido, com saladas nutritivas. Associar a soja a receitas tradicionais, pode garantir refeições muito saborosas, como utilizar o grão para o preparo de berinjela recheada ou até mesmo, o grão moído no preparo de massas e lasanhas. Faça boas escolhas, siga uma dieta saudável e pratique exercícios físicos regularmente, dessa forma você proporciona saúde, qualidade de vida e bem estar ao seu organismo.
Confira a receita de salpicão vegetariano!
Ingredientes
1 xícara (chá) de proteína de soja miúda Receitas com Soja
1 cenoura média
5 folhas de repolho roxo
1 pimentão amarelo pequeno
1 xícara de talo de aipo ou salsão
1 maçã com a casca
1 rabanete com casca
1 xícara de cheiro verde picado
Gergelim ou gersal a gosto
Preparo
Hidratar a proteína com água morna, shoyu e limão por 20 minutos. Espremer a proteína para retirar todo o caldo. Dourar em um fio de azeite com cebola, açafrão e sal. Esperar esfriar e reservar. Ralar a cenoura e reservar. Retirar as folhas do salsão, picar o talo em pedaços pequenos, reservar. Picar o repolho em tiras finas, reservar. Picar o pimentão em cubinhos e reservar. Ralar a maçã e o rabanete. Misturar suavemente os ingredientes, regar com azeite ou molho de iogurte salpicar gergelim ou gersal a gosto. Servir com folhas de alface.
Rendimento: 05 porções Valor Calórico por porção: 118 kcal