Correção da miopia através de lasers

9/5/2014        

 


Saiba mais sobre este procedimento de rápida recuperação 
 
A miopia inicia-se ainda na infância, geralmente, no período escolar. A dificuldade de enxergar palavras na lousa e o rendimento na escola são os principais indícios. Mais ou menos em 1999, nas escolas públicas era feito exames oftalmológicos com todos os alunos, um ato muito importante que contribuía para identificação de qualquer prejuízo na visão da criança. Anomalias visuais o quanto antes é tratado, melhor é a evolução do quadro e a   possibilidade de cura. 
 
De acordo com especialistas, a miopia decorre do aumento do globo ocular, o que impossibilita que o indivíduo enxergue objetos de longe, embora de perto consiga visualizar perfeitamente. A doença também deve surgir devido ao aumento da curvatura da córnea, ou através do início da catarata. 
 
A miopia inicia ainda na infância e normalmente se instabiliza na juventude, a partir dos 20 anos de idade. Contudo, especialistas alertam em relação aos casos mais graves de miopia que tende a aumentar mesmo na fase adulta.   A doença ocular pode ser tratada através do uso de óculos e lentes de contato. Existe a possibilidade de procedimento cirúrgico, porém apenas quando o grau se estabilizar por um período mínimo de 1 ano e para pessoas maiores de 18 anos.  
 
Cirurgia 
 
De acordo com especialistas em saúde visual a cirurgia corrige até 9 graus da miopia. É feita por meio do laser que modifica o formato da córnea para que o olho capte melhor a luz. Corrige o formato da córnea através do ajuste via laser, tratando assim o disco da córnea e posicionando-a no local adequado.  Oftalmologistas garantem a simplicidade cirúrgica da miopia e afirmam não existirem riscos de maior gravidade. O procedimento é ambulatorial e não necessita de internação. Os pacientes já podem notar a melhora da visão no dia seguinte e em no máximo 2 dias retornam às rotinas diárias.  
 
Especialistas também explicam que a cirurgia deve ser realizada por profissionais competentes e quando isso ocorre o resultado é ótimo. Garantem que após 1 mês que a cirurgia foi realizada o paciente pode até mesmo retirar a habilitação sem a necessidade dos óculos.  
 
Sintomas pós-cirúrgicos 
 
Existem pessoas que se queixam de secura na visão, sensações de que há areia nos olhos, certa dor e vermelhidão.  após a cirurgia corretiva da miopia. Especialistas alertam que o normal é que estes sintomas sejam decorrentes apenas nos dois primeiros meses após a cirurgia. O quadro pode ser revertido por meio do uso de colírios adequados sob a indicação de oftalmologistas. 



comentários