A ritalina como droga para manter jovens dispostos em baladas

21/12/2015        

 O que o uso indiscriminado dessa droga pode causar?

A ritalina é um medicamento indicado principalmente no tratamento do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), mas o que muitas pessoas desconhecem é que essa droga tem sido utilizada por jovens e adolescentes como estimulante em baladas.
 
O medicamento é misturado ao álcool  com o intuito de conferir disposição para o resto da noite. Mas os efeitos da ritalina podem ir além do objetivo inicial, o medicamento pode provocar náuseas, pode causar dores de cabeça, tonturas, nervosismo, taquicardia, dores na barriga, falta de apetite, entre outros. Pessoas que tenham predisposição a problemas cardíacos podem encontrar na combinação da droga ritalina com o álcool um perigoso agente para desencadear em infarto fulminante que principalmente em jovens, se torna irreversível e leva a óbito.
 
Muitas pessoas têm o hábito da automedicação e não veem problema em tomar uma aspirina em caso de dor de cabeça ou até mesmo um laxante em caso de intestino preso, mas medicações devem ser administradas sob orientação médica e em casos de sintomas constantes é fundamental que um médico seja consultado para que exames específicos possam ser realizados.
 
Quando a ritalina é indicada para crianças com TDAH há uma dose específica, a partir dos 6 anos de idade as doses indicadas são de 2,5 a 5mg por dia que pode sofrer elevação de acordo com indicação médica para até 60mg.
 
Se  for um caso em que a criança estiver apresentando baixo rendimento na escola, a administração do medicamento não se faz necessária nos finais de semana.
 
A ritalina é uma droga que pode comprometer até mesmo quando indicada, pode levar à dependência e pode ser um desencadeante em casos de depressão. 
 
O que deve ser alertado é que essa droga não pode ser usada indiscriminadamente, ainda mais como “simples” estimulante para ficar acordado e disposto por mais tempo.
 



comentários