Você sofre de asma? Alguns alimentos podem ajudar a minimizar os sintomas

16/6/2015        

Conheça os principais nutrientes que não podem faltar na dieta

 
Problemas respiratórios  são muito comuns em dias mais frios, mas há problemas crônicos que merecem a atenção, como é o caso da asma. Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 16 milhões de brasileiros têm esse problema.
 
As crises de asma podem se agravar em dias mais frios ou muito quentes, mas você sabia que a alimentação pode auxiliar no alívio dos sintomas? Isso mesmo, alguns nutrientes presentes nos alimentos podem ajudar a facilitar a respiração e aliviam aquela sensação de chiado no peito e falta de ar.
 
Quando a vitamina D está em falta no organismo, pode ocorrer o aumento de massa muscular nos brônquios, que irão se contrair mais, o que consequentemente provoca a falta de ar. Então alguns alimentos ricos no nutriente devem ser consumidos equilibradamente na dieta. Quais alimentos são esses?
 
A gema de ovo, a manteiga, peixes, fígado de boi, entre outros, são ricos na vitamina. Vale lembrar que a exposição solar está diretamente ligada à metabolização dessa vitamina no corpo.
 
O magnésio é uma substância importante que provoca o relaxamento muscular dos brônquios, o que reflete em uma respiração mais tranquila. Onde encontrar esse nutriente? Sementes oleaginosas, verduras de folhas verde escuras, cereais integrais e até mesmo no chocolate amargo, vale lembrar que apenas um gomo de chocolate é o suficiente.
 
A vitamina A está diretamente ligada ao fortalecimento do sistema imunológico e atua na regeneração celular, inclusive no sistema respiratório. Alimentos com coloração amarelada ou vermelha devem ser explorados na dieta.
 
Assim como a vitamina A, a vitamina C também aumenta o poder de defesa do organismo. Esse nutriente possui propriedade anti-inflamatória e age regulando a produção de histamina no organismo, substância diretamente ligada às crises de asma. Por isso vale abusar dos alimentos cítricos, ricos na vitamina. 
 
O selênio é um mineral com alto poder antioxidante que também reflete sobre o melhor funcionamento do trato respiratório. Está presente nas sementes oleaginosas e nos cereais integrais.
 
A vitamina E possui pode anti-inflamatório, além de ser importante antioxidante. Está presente em óleos vegetais, no abacate, nas sementes oleaginosas, entre outros alimentos.
 
As folhas verde-escuras são importantes para o melhor funcionamento das funções respiratórias. Invista no consumo do agrião, couve, brócolis, rúcula, entre outros.
 
Beba muita água ao longo do dia. O consumo da água está intimamente ligado com a perfeita circulação sanguínea e ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes ingeridos.
 
Procure praticar alguma atividade física aeróbica moderada como caminhada, natação, dança, entre outras.  Mude maus hábitos e sinta a diferença na saúde!
 



comentários