Hiperêmese gravídica - Entenda o problema

19/4/2016     Vanessa Ferreira    

 

Saiba quando o enjoo da gravidez pode ser prejudicial a saúde da mãe e do bebê

 


 

O enjoo é um sintoma comum da gravidez, principalmente nos três primeiros meses. O desconforto surge logo pela manhã e tende a melhorar durante o dia, mas pode variar em cada gravidez.

Não há uma razão específica que justifique a náusea e os vômitos da gravidez, mas um conjunto de fatores podem explicar o desconforto, como as alterações hormonais, com elevação dos níveis de estrogênio e a presença do hormônio hCG. O olfato mais apurado, o aumento da acidez estomacal e todas as mudanças físicas que ocorrem durante a gravidez são causas que podem explicar o sintoma.

Cerca de 75% das grávidas sentem enjoo nas primeiras semanas de gestação. Contudo, há mulheres que se queixam de enjoos severos e constantes. Em alguns casos, elas não conseguem digerir nenhum tipo de alimento ou beber água, podendo levar a desidratação e até a desnutrição. É a chamada hiperêmese gravídica, que significa “vômitos em excesso”. A síndrome é mais rara e acomete cerca de 2% das mulheres, com maior risco em caso de obesidade, gestação com mais de um feto e hipertireoidismo. 

O ginecologista e obstetra José Marcos explica que a hiperêmese gravídica não é uma náusea comum e necessita de tratamento e acompanhamento médico. “ Os vômitos constantes leva a mulher à depleção hidroeletrolítica (água e sais minerais) quando, por vezes, se torna necessário o seu internamento para reequilibrar quimicamente e clinicamente a gestante. Nessas ocasiões acrescentamos aos frascos de soro medicações específicas para tentar bloquear o quadro de hiperêmese”.

As causas para o agravamento das náuseas comuns da gravidez para quadros incapacitantes da hiperêmese gravídica ainda não foram esclarecidos. Contudo, de acordo com especialistas, o problema pode estar associado a dificuldade do organismo em lidar com as mudanças hormonais da gravidez. Além disso, o fator psicológico também pode contribuir para os enjoos frequentes.

“O fator emocional pode estar envolvido na hiperêmese gravídica, quer pela rejeição subconsciente da gravidez, rejeição do produto da concepção ou pela rejeição do companheiro. Por isso, juntamente com a medicação específica para inibir os vômitos incoercíveis, muitas vezes se acrescenta um ansiolítico”.

De acordo com o especialista, desde que esse quadro de hiperêmese seja prontamente atendido, não há riscos para a gestante nem para o embrião.

Enjoo não é frescura

Apesar de ser um sintoma comum em boa parte das mulheres grávidas, muitas pessoas veem com maus olhos a mulher que se queixa de enjoo, principalmente no ambiente de trabalho. Contudo, as náuseas e vômitos estão entre os efeitos colaterais mais comuns da gestação e, como no caso de hiperêmese, pode ser incapacitante.

O ginecologista José marcos reforça a importância de não subestimar os sintomas e procurar auxílio médico caso o problema esteja incomodando as tarefas diárias. “Em caso de qualquer tipo de enjoo durante a gravidez é importante procurar um médico obstetra, pois só ele é capaz de distinguir um enjoo normal da hiperêmese gravídica e indicar o tratamento adequado”.

Como prevenir a hiperêmese gravídica?

De acordo com o especialista, não existe solução mágica para o enjoo, mas o pré-natal é a melhor forma de prevenção da hiperêmese gravídica, visto que possibilita um diagnóstico antecipado. Além disso, algumas medidas podem contribuir para o alívio dos sintomas:

- Regular a alimentação: o estômago vazio é uma das principais causas do enjoo na gravidez. Dessa forma, é recomendado fazer refeições fracionadas, de no máximo 3h de intervalo.

- Alimentação leve e saudável: Além de contribuir para a saúde da mãe e do bebê, uma alimentação leve e saudável melhora os sintomas de enjoo. Prefira os alimentos menos condimentados, os cítricos e os ricos em proteínas. Evite os alimentos gordurosos e ácidos.

- Consumir alimentos mornos a frios: Eles são aceitos mais facilmente pelo trato digestivo e não exalam tanto o cheiro, o que previne o enjoo.

- Procure evitar o que desencadeia os enjoos.

Alguns medicamentos ou suplementos alimentares prometem aliviar os enjoos, mas nem todos podem ser utilizados durante a gravidez. Antes de fazer uso de qualquer medicamento consulte o seu médico e tire todas as suas dúvidas.


 

Dr. José Marcos

Ginecologista e Obstetra 

 

Fontes:

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/gravida-kate-middleton-foi-diagnosticada-com-hiperemese-gravidica-entenda-problema-13882051.html

http://www.sgob.org.br/novo/noticias/interna/10

http://brasil.babycenter.com/a4000049/hiperemese-grav%C3%ADdica-vômito-excessivo

http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/hiperemese-gravidica-nao-e-doenca-grave-mas-exige-acompanhamento-medico/

 

 
 



comentários