Estudos aprovam a terapia milenar e indicam o tratamento para inúmeras implicações fisiológicas e psíquicas
A acupuntura é um método atrativo e eficiente no tratamento da dor e de inúmeras doenças. A técnica milenar foi usada pelos chineses há séculos atrás e hoje ganha o mundo inteiro que passou a explorar os benefícios das agulhadas. Em 1997 após 20 anos de estudos a Organização Mundial de Saúde (OMS) lista 41 doenças que podem ser tratadas com a acupuntura de acordo com resultados positivos em pesquisas. Na lista extensa existem: afecções físicas, distúrbios orgânicos, desordens mentais e psicossomáticas, afecções de pele, afecções de pulmão, fígado, intestino, entre outras.
A acupunturista Tatiana Hasegawa explica que as agulhas têm ação analgésica e podem tratar diretamente na causa da dor, como em casos de desconforto na coluna:
“A dor lombar pode ser decorrente de desequilíbrios nos canais de energia. É tratada através do agulhamento em diversos pontos localizados sobre esses canais. Há evidência científica comprovada para tratamento da dor, da função (movimentação) e da qualidade de vida em pacientes com implicação lombar”, argumenta a especialista.
Recentemente a acupunturista fez parte de um estudo sobre os benefícios neurofisiológicos por meio da inserção das agulhas em pontos específicos do corpo. A pesquisa foi orientada pelo médico Jamil Nataour, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e publicada na revista científica British Medical Journal. “A acupuntura também melhorou os três parâmetros avaliados em recente pesquisa envolvendo 80 pacientes com dor lombar aguda realizada no Hospital São Paulo”, acrescenta a médica.
Estudos sugerem que apenas 3% dos casos de dor lombar requerem cirurgia, logo os 93% podem ser tratados e solucionados com terapias como a acupuntura. Pessoas que possuem hérnias e por meio do ofício carregam cargas pesadas e forçam a musculatura podem procurar a acupuntura para amenizar o desconforto.
Melhora a motricidade de pacientes após o AVC
Pacientes que sofreram sequelas motoras após acidentes vasculares cerebrais (AVC) receberam o tratamento e obtiveram excelentes resultados de acordo com a pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/SP). O médico responsável Wu Tu Hsing reuniu 60 indivíduos que haviam sofrido de AVC e apresentavam dificuldades de locomoção. O grupo foi dividido em dois, pessoas que receberam a aplicação da acupuntura e outra equipe que foi submetida ao efeito placebo (simulação da técnica). O grupo que recebeu o tratamento com a acupuntura obteve 20% de melhoria em relação aos demais pacientes que foram submetidos ao placebo.
Atua no tratamento da depressão
Estudo realizado na Universidade de York, na Inglaterra, avaliou 755 pacientes com depressão severa. Os indivíduos selecionados não apresentavam evolução aos tratamentos tradicionais, logo foram direcionados à acupuntura e ao aconselhamento psicológico. Ambas as formas de terapia mostraram-se igualmente eficientes para depressivos que antes não apresentavam melhorias.
A jornalista Caroline Costa já recebeu sessões de acupuntura para tratar os sintomas de depressão e ansiedade. A moça diz que após a consulta sentia-se relaxada e aprova os benefícios da terapia:
“Além de não possuir nenhum tipo de contraindicação a acupuntura trouxe resultados positivos durante o meu tratamento. A diferença é que ao contrário das medicações químicas os resultados demoram um pouco mais, porém o ponto positivo é que não agride ao organismo e não possui efeitos colaterais ”, argumenta.
A médica esclarece que não há uma quantidade específica de sessões necessárias ao decorrer do tratamento, o que irá depender da complicação e necessidade de cada paciente. Atualmente, de acordo com a acupunturista, as técnicas mais aplicadas são: sistêmica, aurículopuntura, craniopuntura, dentre outras. Alguns tratamentos podem apresentar resultados imediatos, como a craniopuntura de Yamamoto:
“Funciona como um anti-inflamatório sem efeitos colaterais. A técnica é propícia para ser aplicada em pronto socorro em pacientes idosos que apresentem muitas comorbidades”, pontua.
A acupuntura é um método terapêutico altamente funcional e quem faz pode garantir os benefícios. Consulte o seu médico e procure um especialista de confiança para aplicação da técnica.
Referências:
http://istoe.com.br/358059_A+POTENCIA+DA+ACUPUNTURA/
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/11/acupuntura-alcanca-ate-300-pontos-nervosos-e-ameniza-dor-nas-costas.html
http://acupuntura.pro.br/oms/doencas-trataveis/
Dra. Tatiana Hasegawa, Reumatologista
Acupunturista do Centro de Qualidade de Vida (CQV), de São Paulo