Muitos casais nem imaginam, mas para engravidar com saúde é preciso adotar hábitos muito antes do teste de gravidez dar positivo.
Para garantir uma gravidez saudável e tranqüila é muito importante ter o acompanhamento de um ginecologista, é ele quem irá solicitar os exames pré-nupciais que irão avaliar a saúde do casal. Eles são indispensáveis para detectar doenças sexualmente transmissíveis e até problemas no aparelho reprodutor.
Exames para antes da gravidez:
Além da condição clínica geral, onde é pedido o hemograma, e analisada a parte cardíaca e o estado geral da paciente, são solicitas algumas sorologias, pois existem algumas doenças que podem ser prevenidas através do uso de vacina, como por exemplo, hepatite, rubéola, que são doenças que durante a gravidez podem trazer problemas para o feto, e que podem ser absolutamente prevenidas com o uso de vacina.
Além disso, para a mulher, deve ser sempre feito o rastreamento de câncer de colo do útero, e observa-se se há alguma infecção vaginal, e para o homem, é pedido o exame do espermograma.
Ácido fólico para uma gravidez saudável:
Mas a bateria de exames não é tudo, alguns cuidados devem ser adotados no dia a dia da paciente, é muito importante o consumo de ácido fólico, antes mesmo do início da gravidez, principalmente para quem usa anticoncepcionais. O ácido fólico quando tomado nos primeiros 3 meses antes da gravidez, e também no primeiro trimestre de gravidez, previne os defeitos do tubo neural do bebê.
Como a obesidade pode prejudicar a gravidez:
Mulheres que estão tentando engravidar também devem ficar atentas à alimentação, a dieta deve ser balanceada e saudável para evitar ganho excessivo de peso. É importante que a mulher tenha um bom índice de massa corpórea, ou seja, eutrófica, não estando nem com sobrepeso muito menos obesa, pois a obesidade, além de dificultar a gravidez, gerando maior infertilidade, ela também pode trazer conseqüências graves para a gravidez, como por exemplo diabetes gestacional e pressão alta.
Mas não apenas as mulheres que devem ficar atentas ao peso, a obesidade nos homens também pode dificultar uma gravidez. Existem estudos que mostram que homens obesos são mais inférteis do que homens com peso ideal, então o sobrepeso pode afetar a fertilidade masculina.
Doenças hereditárias prejudiciais para a gravidez:
É importante ainda ficar atento às doenças hereditárias, como anemia falciforme, hemofilia e fibrose cística. Para isso deve-se levar em conta o histórico familiar e alguns exames para verificar se não há traços genéticos no casal. Por isso, se você está planejando engravidar, procure seu médico e nunca deixe de fazer os exames de pré-natal.
Créditos: Ser Mãe