Existem hábitos no dia a dia que danificam a fibra capilar e provocam a queda
A queda de cabelos é uma grande preocupação, principalmente entre as mulheres. Por conta disso, cerca de 70% das mulheres, procuram orientação médica para realizar tratamentos ou prevenção da calvície feminina.
Além da genética, diversos outros fatores podem contribuir com a queda de cabelos, como tratamentos estéticos com escovas, chapinhas, má alimentação e estresse. De acordo com especialistas, a falta de nutrientes, vitaminas e minerais no organismo feminino, impulsionam a queda de cabelos.
Contudo, vale ressaltar que além da má alimentação, fatores ligados ao cuidado com a fibra capilar, também podem induzir a queda. Danos estão associados à forma de manusear os cabelos, com tratamentos estéticos com as escovas, chapinhas e secadores de alta potência. As mulheres que procuram tratar os cabelos e deixa-los mais bonitos, acabam prejudicando o couro cabeludo e aumentando o risco da queda dos fios, pois o calor do secador, além de promover a queda, queima o couro cabeludo e estimula a oleosidade, o que também promove o aparecimento de caspas.
Toda mulher perde aproximadamente 100 fios por dia. Em todo caso, se a quantidade de cabelo for maior, é necessário consultar um médico. Sem contar que pesquisas apontam que cerca de, 25% de brasileiras com idades entre 35 e 40 anos, vão apresentar problemas como a calvície. Outros fatores que podem estimular a queda dos fios são estresse, anemia, alterações hormonais e alimentação pobre em proteína. Nestes casos, o mais recomendado é consultar um especialista para definir qual o melhor tratamento, de acordo com as necessidades do paciente. Muitos recomendam maior consumo de ferro.
Os penteados usados no cotidiano também estimulam a queda de cabelo. Tranças, dreads e rabos de cavalo apertados, causam traumas nas fibras capilares. Para evitar, especialistas recomendam que as mulheres aumentem os intervalos entre os penteados e procurem não apertar muito o elástico no cabelo, na hora de finalizar o rabo de cavalo.
Dicas para a saúde do cabelo:
-
- Não é necessário lavar os fios diariamente, exceto pessoas de cabelos muito oleosos;
- É essencial investir numa alimentação saudável, ricas em vitaminas e mineras que alteram diretamente na saúde dos fios;
- Enxaguar bem o cabelo após o uso de xampus e condicionadores, pois o excesso deixado pode causar oleosidade e até queda;
- Se o cabelo for encaracolado ou cacheado o ideal é enxaguá-lo ainda no banho, com uso de cremes, assim evitará a queda e quebra ao facilitar o desembaraço;
- Apenas prenda os cabelos quando estiverem totalmente secos. Ao prender os fios úmidos corre o risco de enfraquecer a raiz, um dano também associado à queda.
Praticar exercícios físicos com regularidade é outra recomendação médica, pois ira contribuir para a circulação sanguínea, o que melhora consequentemente no fortalecimento da fibra capilar. Especialistas ressaltam que a queda de cabelo é comum principalmente nos primeiros meses de amamentação, em casos de cirurgias ou distúrbios hormonais. Qualquer exagero em relação a perca de fios é necessário a consulta médica para que possa ser analisada a real causa.