A prática de atividades físicas é fundamental para a saúde da mãe e da criança
A prática de exercícios físicos é recomendável a todas as pessoas e a maioria sabe disso. Até mesmo na gravidez, a prática de atividades físicas é fundamental tanto para a saúde da gestante quanto para a saúde do bebê.
A prática assídua de exercícios durante a gravidez ajuda a reduzir significativamente as chances de complicações obstétricas; ajuda a manter o peso da mulher equilibrado e também reflete sobre o estado psicológico da grávida, pois por liberar endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, reduz as chances do desenvolvimento de problemas como a depressão, estresse e até mesmo a ansiedade que costuma aumentar nessa fase.
É importante que o médico oriente sobre a prática da atividade mais recomendada e que um educador físico plenamente instruído seja consultado, as atividades físicas devem ser realizadas corretamente em ambiente fresco, a roupa utilizada deve ser de tecido leve e, é fundamental beber muita água e manter o corpo devidamente hidratado.
Outro cuidado muito importante em casos de prática de exercícios ao ar livre é com a exposição solar, por isso é importante que um protetor solar seja indicado para evitar o surgimento de manchas na pele.
Os exercícios mais recomendáveis são os praticados na água como a hidroginástica e natação, isso por que previnem as dores pós-treino e protegem as articulações de quaisquer impactos.
Atividades que trabalham a postura como: pilates, ioga e RPG também podem ser indicadas. Mulheres que têm problemas cardíacos costumam encontrar mais restrições e dificuldades para encontrar um tipo de exercício que não prejudique a sua saúde e a saúde do bebê.
É importante que após a chegada da criança, gradualmente a mulher retorne às atividades físicas com o aval médico, em casos de parto normal, a mulher pode retornar à prática dos exercícios aproximadamente após um mês e em casos de cesariana, após aproximadamente um mês e meio.
As mulheres que já são atletas não costumam ter muitos problemas durante a gravidez já que o corpo se encontra condicionado.
Os exercícios durante a gravidez tanto para as mulheres sedentárias quanto para as que já praticam atividades físicas reduzem significativamente as ocorrência de dores lombares, abdominais e pélvicas, comuns na gestação.
Obviamente que para resultados significativos é importante cuidar da alimentação e adotar hábitos saudáveis, não apenas para preservar a saúde da criança, mas também para dar ao corpo mais resistência, flexibilidade, mais saúde.
Se a mulher já praticava exercícios, a gestação representa uma mudança na maneira de praticar esses exercícios (moderados), mas se a mulher levava uma vida sedentária, a gravidez pode representar um ponto inicial para uma mudança de estilo de vida.
A gestante que pratica atividades físicas se sente mais disposta, menos ansiosa, com o corpo mais preparado para as mudanças que ocorrem para acomodar o bebê e após o nascimento da criança, o corpo consegue uma recuperação mais ágil e com menor impacto. Que tal pensar em uma atividade física apropriada?