Quais ações podem minimizar os sintomas da TPM e as terríveis cólicas menstruais?
Muitas mulheres sofrem todo mês com cólicas menstruais, a primeira coisa que precisa ser esclarecida é que sentir cólicas intensas, como muitas mulheres podem pensar, não é normal. Se as dores são fortes e frequentes todo mês é importante consultar o médico e informar sobre o problema.
No período que antecede a menstruação, o desejo pela ingestão de guloseimas aumenta, mas os doces podem piorar as cólicas.
A dor da cólica é responsável por uma substância conhecida como prostaglandina, liberada pelo organismo, a função dessa substância é “expulsar” o revestimento formado no útero que não foi fecundado, algumas mulheres produzem mais prostaglandina que outras, por isso, as cólicas e nível de dor variam de mulher para mulher.
Bem, depois da consulta com o médico que pode orientar até mesmo para o alívio dessas dores o uso de contraceptivos de uso contínuo, é fundamental repensar a dieta.
Alimentos ricos em fibras devem ser explorados, as fibras facilitam a circulação sanguínea e o processo de desintoxicação do organismo, isso faz com que haja alívio principalmente em relação à sensação de inchaço, os níveis de estrógeno (hormônio feminino) são normalizados quando a dieta é rica em fibras. Vale consumir frutas, verduras, legumes, entre outros alimentos.
Ter autocontrole também é primordial, quando bater aquele desejo desenfreado por alguma guloseima, substitua a barra de chocolates por uma maçã, por exemplo, acredite, o seu corpo agradecerá, os sintomas desagradáveis com ações como essas se tornarão mais amenos.
Minerais como o cálcio, magnésio e potássio, ajudam a desintoxicar o organismo e a eliminar a sensação de inchaço. Mas em relação ao cálcio, prefira o consumo de legumes e verduras que contenham a substância como: cenoura, brócolis, couve, entre outros, evite o consumo de lácteos nesse período que podem causar problemas desagradáveis como gases. Em relação ao potássio, invista nas frutas ricas em água, abundantes nesse mineral (melancia, melão, abacaxi e frutas cítricas).
Chás são recomendáveis. Algumas plantas com propriedades calmantes são indicadas como a camomila e a melissa.
Beba sempre muita água entre as refeições. Evite ao máximo consumir alimentos gordurosos, ricos em açúcares ou em sal, essas substâncias favorecem a retenção de líquidos e intensificam as dores, além de contribuírem para o ganho de sobrepeso também.
Pratique atividades físicas moderadas. Exercícios pelo menos três vezes por semana ajudam não apenas a manter o bom funcionamento do organismo, como estimulam a produção de hormônios neurotransmissores conhecidos como endorfinas, que produzem sensação de bem-estar. Uma simples caminhada já ajuda a melhorar e muito os desagradáveis sintomas que surgem todo mês.
Com essas mudanças de hábitos você perceberá os benefícios em relação aos incômodos que surgem na TPM e durante a menstruação e com certeza só ganhará em qualidade de vida.