Erros cometidos no inverno que te fazem ganhar peso

2/8/2016        

 

 

 

Nutricionista aponta sugestões para melhorar os hábitos durante os dias frios


No inverno ocorrem duas situações comuns: vontade de ficar mais tempo na cama e maior apetite. Estamos dando início ao mês de agosto e mesmo que o frio não seja tão latente, o vento gelado ainda permanece durante o mês. É possível equilibrar a alimentação no inverno e combater o aumento de peso? Durante a estação muitas pessoas abandonam os exercícios físicos e as academias costumam estar vazias. 
 
A nutricionista da clínica de estética Onodera Niterói, Patrícia Bertoni, aponta algumas dicas para combater a ânsia pelos doces e alimentos calóricos na estação. Seguindo uma dieta equilibrada para o período é possível até mesmo eliminar a fadiga e a indisposição para realizar as tarefas. A nutricionista faz algumas indicações:

- Continue dando prioridade aos alimentos naturais e evite os processados;

- Frutas podem ser consumidas assadas ou grelhadas no inverno;

- Legumes e verduras devem permanecer no cardápio. Para variar com as saladas eles podem ser como preparados como purês, caldos e sopas;

- Acrescente alimentos ricos em vitamina C para fortalecer o sistema imunológico e te deixar livre dos resfriados e gripes;

- Abuse dos chás. Muitos são termogênicos, como gengibre e canela. Eles também ajudam a aumentar a ingestão hídrica, mas não esqueça da água!
 
Os exercícios físicos devem continuar sendo praticados durante o inverno. Vale lembrar de que as atividades físicas auxiliam nas taxas hormonais, sobretudo no aumento da serotonina e na sensação de bem-estar: 
 
“Não deixe de se exercitar, a atividade física deve ser um hábito diário. Vale dançar em casa, subir escadas, ir a academia... Só não pode ficar parado!”, aconselha a médica. 
 
Alguns alimentos irão fornecer as vitaminas e nutrientes necessários para estação, como: agrião, espinafre, laranja, kiwi. “Esses alimentos estão em safra no inverno, portanto estão com menos agrotóxicos e maior quantidade de vitamina C”, acrescenta. De acordo com a nutricionista os principais erros cometidos durante o inverno são:

-Aumentar muito a ingestão de calorias, principalmente o consumo de gorduras ruins;

-Beber pouca água; 

-Ingerir poucas frutas e vegetais; 

-Deixar de praticar atividades físicas; 

 

Veja as dicas do portal Health para trazer ânimo no inverno:


Aproveite o sol

 A falta de luz solar pode diminuir a produção de serotonina, o que causa desânimo e indisposição. Obtenha em sua casa ou no trabalho o máximo de luz solar possível. Mantenha as cortinas abertas ainda pela manhã, estudos relacionam esse hábito com a sensação de bem-estar durante todo o dia. Leia também: Alimentação macrobiótica para aumentar a imunidade.

Os carboidratos são necessários

Muitas pessoas por conta de determinada dieta eliminam os carboidratos do cardápio, porém eles mantêm os níveis saudáveis da serotonina.  A dica é consumir alimentos ricos em amidos, como batata doce, milho e abóbora. Leia também: É possível inserir carboidratos saudáveis no inverno? 

Jamais elimine os vegetais, folhas e frutas

Estudo realizado por pesquisadores brasileiros aponta que pessoas que consumiram mais frutas e folhas verde-escuras conseguiram perder mais peso. Inclua no seu cardápio: brócolis, cenoura, couve, laranja, espinafre, batata doce, acelga e abóbora. 


Nutricionista ensina deliciosa receita de abóbora com queijo  

 
Ingredientes: 
 
1/2 kg abóbora 
 
Sal rosa 
 
Alho 
 
Azeite 
 
Gengibre ralado
 
100g de queijo minas em cubos 

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora em pedaços com sal. Bata a abóbora cozida com um pouco da água em que foi cozida no liquidificador. Refogue o alho no azeite até dourar. Junte aí refogado a abóbora batida, na consistência desejada e o gengibre, deixe ferver. Acrescente os cubos de queijo branco e apague o fogo. Veja: Mais fome no inverno, o que fazer?
 
 
 
Patrícia Bertoni, nutricionista
Atua na clínica Onodera-Niterói
 
 
Referências:

http://www.health.com/health/gallery/0,,20306959,00.html
 



comentários