Acupressão para o alívio da dor

2/7/2016     Vanessa Ferreira    

 
 
 

A Acupressão é uma terapia alternativa originária da medicina tradicional chinesa, assim como a acupuntura. As duas técnicas se complementam e possuem a capacidade de aliviar dores de diversas etiologias, além de aliviar o estresse e proporcionar bem-estar.

O médico acupunturista e fisiatra Marcus Yu Bin Pai esclarece que as duas práticas, apesar de possuírem a mesma origem, apresentam algumas diferenças em relação ao método utilizado. Ele explica que a acupuntura é uma modalidade terapêutica que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para liberar substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou antiinflamatório e assim, aliviar dor e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças. Já a acupressão (uma mistura de "acupuntura" e "pressão") é uma técnica derivada da acupuntura. “Na acupressão, usada há milhares de anos na China, é aplicada pressão física com os dedos ou com dispositivos em pontos específicos de acupuntura para promover o tratamento de patologias, relaxamento e bem-estar”.

As duas técnicas consistem em atingir pontos específicos do corpo, chamados meridianos, que representam o encontro de nervos, veias, artérias e de canais vitais. O médico explica que de acordo com o conceito antigo, havia nesses locais um aumento da circulação de energia e sangue e, por isso, estes eram chamados de pontos energéticos.

Segundo os terapeutas, o corpo tem 14 centros de energia (meridianos) e cada um é ligado a um determinado órgão do corpo. A dor e tensão são resultado de algum bloqueio em qualquer um desses pontos. “A acupuntura e acupressão usam os mesmos pontos e meridianos. Pode-se dizer que a acupressão é simplesmente o estímulo da acupuntura, porém sem a necessidade de inserção de agulhas”.

Como fazer acupressão?

De acordo com o especialista, o método de acupressão é realizado por um profissional habilitado, mas também pode ser realizado pela própria pessoa, como técnica de automassagem. “Uma maneira simples para estimular esses pontos é pressionar firmemente com um dedo em um movimento rotativo ou movimentos ascendentes e descendentes durante vários minutos de cada vez. É possível realizar alguns pontos de acupressão por conta própria para condições específicas, como dores musculares crônicas, fibromialgia, fadiga crônica, estresse e náuseas”.

“As técnicas de massagem de acupressão, mesmo com seus diferentes métodos e estilos, usam os mesmos pontos de pressão. Eles variam na utilização de diferentes ritmos e pressões para estimular os pontos de acupressão, usando não só os dedos, mas também as mãos, braços, pernas e até os pés”.

O acupunturista explica que a acupressão também incorpora outras técnicas de cura, como o shiatsu, forma japonesa tradicional de acupressão, bastante vigorosa, que se caracteriza por uma pressão profunda aplicada a cada ponto por alguns segundos. Outro tipo de acupressão envolve uma pressão suave em cada ponto por um minuto ou mais. “Como regra geral, podemos dizer que a pressão com um ritmo intermitente e rápido é estimulante, e uma pressão mais lenta pode criar um efeito profundo relaxante sobre o corpo”, esclarece o médico.

De acordo com o especialista, tanto na acupressão como na acupuntura é possível o alívio de dores, redução da tensão muscular, melhora da circulação e relaxamento. Além disso, é possível o tratamento de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestório, além de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse, bem como de algumas afecções dermatológicas.

“As aplicações de acupressão incluem alívio de dor, balanceamento de energia do corpo e manter uma boa saúde. A pressão pode reduzir a tensão muscular, aumentar a circulação e permite o relaxamento profundo”.

Além dos benefícios citados, o médico explica que o método também auxilia o alívio de náuseas e vômitos na gestação, e após cirurgias ou quimioterapias. “Nestes casos, por exemplo, recomenda-se o ponto de acupuntura PC 6, que se situa no sulco entre os dois tendões no interior do pulso, que começam na base da palma da mão”.

O especialista recomenda que caso os sintomas persistam, é importante procurar um médico especialista para avaliação a fim de afastar qualquer outra patologia mais séria.

 

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP 158074

Médico Fisiatra e Acupunturista

Colaborador do Grupo de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Contato: www.hong.com.br

Fontes:

http://incrivel.club/inspiracao-dicas/4-pontos-de-acupressao-que-aliviam-as-dores-mais-frequentes-3555/

http://www.vidaesaude.org/terapias/acupressao-o-toque-de-cura.html

Massagem para o alívio da dor: https://fisiofacsul.files.wordpress.com/2009/03/peijian-shen-massagem-para-alivio-da-dor-pdfrev.pdf

Leia também: Acupuntura alivia a dor lombar, elimina o estresse e muito mais!



comentários