A filosofia utiliza a força energética dos alimentos em prol da saúde física, emocional e espiritual
A macrobiótica é uma filosofia oriental criada pelo professor George Ohsawa, como um estilo de vida que busca o alcance pleno da longevidade e do rejuvenescimento. A palavra (macro) significa maior e (bio) refere-se à vida. A macrobiótica é distinta do vegetarianismo, visto que não se restringe apenas à alimentação e nem sempre é obrigatório eliminar a carne do cardápio. Direciona vários conceitos no dia a dia, como o hábito de dormir, a primeira refeição do dia, líquidos essenciais ao organismo e outras práticas que vão de acordo aos conceitos estabelecidos pela ideologia.
Na nutrição tradicional os profissionais da área analisam as calorias e o valor nutritivo do cardápio, enquanto no conceito da macrobiótica é avaliado o potencial energético dos alimentos por meio do princípio único chamado Yin e Yang. O especialista na filosofia macrobiótica, Fred Chao é fundador do Clorofila – Centro de Educação Vitalícia de Curitiba, explica que o indivíduo é formado por três sistemas principais, que são: sistema cardiovascular, sistema nervoso cerebral e o sistema ósseo-muscular. Cada um deles corresponde ao pensamento, sentimento e a vontade. “Fortalecendo estes três sistemas, beneficiamos a nossa personalidade! Georges Ohsawa descobriu este estilo de vida, que ele chamou de macrobiótica é fortalecedora da nossa capacidade”, conclui.
Como fortalecer o emocional e físico através da macrobiótica?
O especialista salienta que o sentimento é inerente ao ser humano e relacionado ao coração, portanto é essencial que fortalecemos o órgão para suportar possíveis dificuldades que podemos enfrentar:
“Primeiro devemos selecionar a matéria-prima (a nossa alimentação) que vai compor as células do coração, obedecendo ao critério Ying-Yang. Segundo, através da utilização, do treinamento, da exercitação, do condicionamento constante através da dificuldade antecipada e preventiva”, explica.
Um estilo de vida em prol da saúde e plenitude
A macrobiótica é tida por muitos praticantes como uma proposta alimentar terapêutica que se difere das dietas tradicionais. No estudo de Mestrado A macrobiótica e a sua dimensão espiritual a autora Luiza Fernandes da Universidade de Coimbra, Portugal, disserta a filosofia como um conceito também espiritual relacionando os alimentos e o poder que possuem de transformação e cura em nossas vidas. A comida é considerada um fator preponderante para a harmonia entre o ser e o universo.
Michio Kushi, autor do livro Humanidade numa encruzilhada (2002) considera a macrobiótica uma alternativa e reinvenção para o cenário de devastações climáticas, alimentos altamente industrializados, radiação emitida por aparelhos eletrônicos, poluição, decréscimo da fertilidade humana, entre outros fatores que oferecem perigo à espécie.
O professor Fred Chao comenta sobre a forte relação entre o sentimento e o modo como condicionamos as emoções: “Ivan Pavlov fisiologista russo, ganhador do Prêmio Nobel, descobriu o condicionamento reflexo no século passado que pode ser utilizado por todos. Se temos pensamentos negativos é porque nos condicionamos a isto, de forma consciente ou inconsciente. Se alimentarmos o nosso cérebro com palavras alavancadas, mais positivas, teremos pensamentos mais positivos”, argumenta. O professor ressalta que os hábitos do dia a dia são determinantes para a formação do pensamento, o que também irá direcionar o nosso destino.
Viver de forma consciente
Para o especialista em macrobiótica a ideologia é capaz de direcionar a vida, a percepção e entendimento da própria existência. Num ambiente robotizado e com horários restritos é a oportunidade de recuperar o tempo que desperdiçamos não obtendo à consciência daquilo que estamos praticando. “É um caminho evolucionário que não tem fim, porque a vida não tem fim, e aberto a todos”, completa.
Referências:
A Macrobiótica e a sua Dimensão Espiritual: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/29786/1/Macrobi%C3%B3tica_Espiritual_Luiza_Fernandes_MAFCS_2015.pdf
Alimentação Macrobiótica: http://ruygripp.com.br/alimentacao-macrobiotica/
Fred Chao, idealizador da alimentação micromacrobiótica
Fundador do Clorofila - Centro de Auto Educação Vitalícia de Curitiba