Torne o momento da escovação mais divertido
Cuidar da saúde bucal deve ser um hábito até mesmo antes do nascimento dos primeiros dentinhos da criança. E na infância naturalmente há certa relutância para os cuidados com a escovação logo após a alimentação.
Mesmo quando a criança não tem dentinhos, a região da boca já deve ser limpa com a ajuda de uma fralda ou gaze umedecida com água filtrada. Mas conforme o nascimento dos dentinhos a criança já precisa ser estimulada pelos pais a cultivar os necessários hábitos de higiene, mais do que isso, a cultivar os hábitos de saúde.
A boca é responsável pela mastigação dos alimentos e é o início do processo digestivo. Pela boca falamos, sorrimos, expressamos nossas ideias.
E realmente crianças dificilmente gostam quando o pai ou a mãe ordenam: Escove os dentes! (risos) Mas esse processo pode se tornar prazeroso, divertido, existem inúmeros produtos voltados para a higiene bucal com uma linha infantil ampla que estimula a criança no processo de cuidados bucais.
Crianças precisam ser estimuladas com artifícios que tornem hábitos como os cuidados com os dentes mais divertido. É importante que o banheiro seja adaptado para a utilização da criança, um espelho personalizado à altura do pequeno pode ser uma opção legal e até mesmo um banquinho pode ser indicado.
Mostre como deve ser feito, explique como os dentes devem ser escovados. Faça a criança entender que é um processo que deve ser repetido sempre após as refeições e que não realizar esse processo de higiene pode causar problemas como as cáries.
Utilize as pastas dentais apropriadas para as crianças, há diversas marcas no mercado, que oferecem sabores e aromas que chamam à atenção, as escovas também podem ser personalizadas, até os personagens favoritos da criança podem ser bons estimulantes, tanto na escova quanto na decoração do espelho, por exemplo.
Converse de maneira que o universo do seu filho possa ser alcançado, sempre que ele terminar a escovação, faça elogios, diga que os dentinhos dele estão mais brancos e brilhantes, peça um sorriso.
Quando trocar de escova, não se desfaça imediatamente da escova antiga que a criança usava até que ela se acostume com a nova.
Cuidado com a maneira de estimular a criança a escovar os dentes, histórias muito mirabolantes e utilizar muito terrorismo quando for falar de cáries pode não ajudar em nada no incentivo para que cuide da saúde bucal.
É primordial que a criança vá ao dentista e que a imagem de crueldade desse profissional seja desmistificada pelos próprios pais, as crianças devem entender que dentistas cuidam da saúde dos dentes e só tem a ajudar.
Equilibre a quantidade de doces que seu filho ingere, estimule-o a consumir alimentos mais saudáveis. A saúde bucal deve sim ser preocupação desde muito cedo.